sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pelo sim, pelo não

Uma bela canção de Chico Buarque de Holanda diz: "A hora do sim é um descuido do não...", e pode ser mesmo verdade. E o que mais fazemos nesta vida que perseguir um sim? Ou vários? Eu por exemplo, ando perseguindo vários sins: um sim de um estágio ou um bom emprego, um sim verdinho para os meus somhos. Há alguns dias atrás, persegui um sim do meu namorado. Não, ainda não é o sim do altar, mas é que ele insistia em dizer não, e falou tanto não, que eu achei que ele jamais diria sim novamente. Ainda bem que eu não me contento com o não.
Mas falando de sim, sim. um sim engloba vários outros sins. explico. Por exemplo o sim do altar, claro que quando um casal chega na famosa hora do sim, nem se surpreende com a resposta positiva. É que até aquele momento, muitos outros sins já foram acordados antes. A gente persegue o sim o tempo todo, até porque o não já está lá. Se desistimos de algum sonho ou desejo, concordamos com o não que a vida nos impôem. Aliás acho que o sim é algo humano, vem de dentro da gente. E dizer sim é uma coisa ótima. E ouvir um sim então? É sublime. Dependendo de quem diz, o momento se torna único.
Pelo sim, pelo não, fico com o sim. Quando a resposta é positiva, vem sempre acompanhada de um sorriso, de uma comemoração. O não já diz tudo, vem sempre com desaprovação. O não interrompe ciclos. O sim faz renascer esperanças, e abre espaços para outros sins. O não fecha portas. O sim abre portas, janelas e o que mais precisar ser escancarado nesta vida. O sim é carregado de sentimentos, o não é vazio.
Uma coisa é certa: os nãos já existem por si só, os sins é a gente que faz. Por isso que o não, tão frágil só sobrevive a um sim se a gente permitir. Tem gente que diz "Tenho que aprender a dizer não...". Não tem de aprender nada, o ofício é dizer todos os sins que precisamos para sermos felizes sem temer as consequências. O não é ruim. O sim é bom, é bom demais. Eu digo sim, sim, sim sempre...

Um comentário:

letícia disse...

"O não é ruim. O sim é bom demais. Eu digo sim, sim, sim sempre." Ahhhh que belo texto! Mesmo mesmo. Bem interessante, assim como todo o blog em si. Continue assim =)