quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estranho amore.....

Minha mãe é responsável pelo que eu entendo de amor e ódio, uma mistura de adminiração e medo. Dentre tudo o que ela já me ensinou nessa vida, ela consegue me ser tão sedutora quanto odiável, tudo isso ao mesmo tempo agora.
Hoje, eu estava muito triste, realmente muito triste. Como a muito tempo não me sentia, hoje me vi totalmente sozinha. A vida tem sido dura comigo , e as circunstâncias estão me afastando de realizar os meus sonhos, e o que será de mim sem eles?
Mas eu quero mesmo é falar da Dona Linda, quase 53 anos (com carinha de 35), minha mamãe. Ela chegou do trabalho hoje, e ao vê-la, como um bebê a espera da mãe, pude sentir seu colo, mesmo que estando a uma distância considerável de mim. Ela quis saber o que eu tinha, eu disse que estava com problemas, deprimida triste... chorei feito uma criança. Imagino que para as mães, ver uma criançona de 30 anos às lágrimas deve ser algo desconcertante, pois minha mão pareceu não saber o que fazer. Mesmo assim, ela tentou.
Minha mãe se pôs a fazer pregações evangélicas (coisa que eu passei a odiar desde que deixei a religião), me perfumou com óleo santo, mudou de assunto, começou a m falar de sua vida quando tinha minha idade, de sonhos que o tempo e as circunstâncias impediram de se concretizar.... Tudo isso para que eu me sentisse melhor, para que eu não pensasse nos problemas, para qu eu sorrisse.
Minhas descobertas esta noite foram incríveis. Descobri que´precisava do colo de minha mãe e que precisarei sempre, e descobri também que eu não estava só, ela estava lá. Nossa relação é estranha, envolta em amor e ódio, intensa. Minha mãe não teve oportunidade de estudar, ás vezes parece arrogante, mas ela tem uma sabedoria, sabedoria que vem da vida, que não se aprende em nenhuma sala de aula.
E eu, uma eterna criança, que sempre disse para mim mesma que nunca seria como minha mãe, desejo um dia ao menos parecer com ela.

Nenhum comentário: